Notícias
Escola pública do agreste cria método e aprova 42 alunos em universidades
A Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, fica em Teotônio Vilela, a 100 km da capital, Maceió.
A diretora da escola, Fátima Pimentel, disse que entre os 42 estudantes aprovados estão os primeiros lugares nos cursos de engenharia civil, química e letras na Ufal, campus Arapiraca, que está a cerca de 70 km de Teotônio Vilela.
A direção do colégio afirma que dezenas de alunos também foram aprovados em vestibulares de universidades e faculdades particulares.
Como
A escola pública criou em 2016 o Filme Lab, um laboratório destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio para preparação específica para o Enem. O laboratório funciona à noite, no contraturno escolar.
A coordenadora pedagógica da escola, Ana Carolina Vasco, se submeteu ao Enem para entender melhor o processo do exame. “É um incentivo para que os professores se atualizem e, além de pesquisar questões do Enem, prestem o exame também, se submetam ao estresse. É preciso entender o Enem para preparar o aluno”, afirmou Ana Carolina.
Aprovados
Filha de pais analfabetos, a estudante Maria Keliane da Silva Rocha, 16, vai cursar a faculdade de letras na Ufal e conta que será a primeira pessoa da família a ter um curso superior. Os pais dela são feirantes em Teotônio Vilela. “Venci a barreira ao mostrar que a universidade pública é para todos. Meus pais, mesmo analfabetos, sabem da importância de estudar e me incentivaram para eu não desistir e fazer um futuro diferente do deles”, disse a adolescente.
A estudante Maria Jackeline da Silva, 19, tentava pela terceira vez usar a nota do Enem para ingressar em um curso superior em universidade pública. Depois de participar do Filme Lab no ano passado, ela foi aprovada em fisioterapia, na Uncisal, e letras, na Ufal. "O diferencial desta vez foi a preparação que a gente teve durante todo o ano, além das dicas dos professores do Filme Lab, essenciais nesse processo de aprendizado”, explicou a estudante.
Com 15 anos, Luiz Elias da Silva Filho concluiu o Ensino Médio e foi aprovado em primeiro lugar no curso de engenharia civil na Ufal. Ele conta que foi estimulado pelos professores a acreditar no potencial dele para terminar o ano escolar e ainda ser aprovado na universidade. “Não devemos desistir dos nossos sonhos e achar que não podemos realizá-los. É ter foco e dedicação nos estudos que todos conseguem, sejam pobres ou ricos”, disse.
Soboasnotícias.com
Veja também
- Postado: 16/05/2025 às 16:52:32Alunos da APAE realizam ato contra abuso e exploração sexual infantil em Cornélio Procópio Nesta sexta-feira (16/5), os alunos da Escola Municipal Procopense/APAE realizaram um ato no monumento do Cristo Rei para conscientizar a...
- Postado: 16/05/2025 às 10:46:46Sanepar disponibiliza ramais para a imprensa e atendimento no final de semana UTILIDADE PÚBLICA - A Comunicação Social da Sanepar informa: Neste sábado, dia 17 de maio, o ate...
- Postado: 16/05/2025 às 09:20:31Polícia Civil localiza indivíduo suspeito de praticar último homicídio na Av. Marechal Deodoro em Cornélio Procópio O elemento foi preso em flagrante com arma na cintura e vários papelotes de drogas Na manhã desta quinta-feira (15) agen...
- Postado: 16/05/2025 às 08:39:36Participe da 17ª Campanha do Agasalho do SESC/ Cornélio Procópio O frio em Cornélio Procópio já está por aqui, com ele, uma oportunidade de espalhar calor humano por todo o Paraná...