Notícias
Vereadores de Rolândia fazem protesto contra pagamento de salário para prefeito afastado
No centro de Rolândia, moradores se deparam com outdoor com a foto dos vereadores e como votaram na polêmica sessão.
Um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Rolândia protocolou projeto de alteração da lei orgânica do município, nesta quarta-feira (6), para impedir que o prefeito afastado, Luiz Francisconi Neto (PSDB), o Doutor Francisconi, continue recebendo salário. A medida é uma tentativa de amenizar a imagem da cidade depois do resultado da sessão de julgamento que resultou no arquivamento do Comissão Processante. A investigação concluiu que o tucano teria cometido infração político-administrativa no direcionamento de um processo licitatório para favorecer a empresa Somopar no contrato de aluguel de um barracão do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café).
Mesmo com a vitória política no último sábado (2), Francisconi permanece afastado do cargo pela Justiça e recebe o salário base de R$ 20.820,50. O tucano foi um dos alvos da Operação Patrocínio, deflagrada em setembro do ano passado. Desde então, a Prefeitura de Rolândia está sob o comando interino do vice-prefeito, Roberto Negrão (PR).
O projeto altera dois artigos da lei orgânica e prevê que "o prefeito, vice-prefeito e vereadores afastados temporariamente de suas funções por ordem judicial, ainda em processo não tramitado e julgado, não farão jus ao seu subsídio." A matéria é assinada pelos vereadores Alex Santana (PSD), Andrezinho da Farmácia (PSC), João Ardigo (PSB), Reginaldo Silva (PSC) e Rodrigão (SD). Ou seja, cinco dos seis vereadores que votaram pela cassação de Francisconi no último sábado (2) à noite. Entretanto, o número não foi suficiente para interromper o mandato. Eram precisos sete votos para referendar o relatório da Comissão Processante que indicou perda de mandato.
"Estamos aqui pelo clamor da população. Rolândia está passando por uma situação bem complicada financeiramente, com cortes de elevações e funções de servidores. E com tudo isso, Doutor Francisconi continua com o seu salário. Não é correto essa decisão da Justiça", disse Alex Santana.
O projeto deve ser votado em primeira discussão na próxima sessão e depois colocado em segunda após 10 dias. O quórum para alteração na lei orgânica é de seis votos.
A defesa de Francisconi considera o projeto "exclusivamente eleitoreiro". "Salário de quem é afastado judicialmente é garantia constitucional", defende o advogado Anderson Mariano.
PLACAR ILUSTRADO
Mesmo quem não acompanhou pelo noticiário o placar da votação da sessão de julgamento de Francisconi teve a chance de saber o posicionamento de cada parlamentar. No centro de Rolândia, moradores se deparam com outdoor com a foto dos vereadores que participaram da polêmica sessão.
O comerciante Marcos Romoaldo é um dos rolandenses revoltados com o placar exposto. "Foi provado por 'a' mais 'b' que ele tinha culpa. E ainda por cima a cidade fica com esse ônus de pagar o salário de prefeito duas vezes". Já o aposentado Benedito Aparecido Viana cobra decência dos políticos da cidade. "Quem sofre com isso tudo é a população. Eu acho uma pouca vergonha tudo isso que vem acontecendo. Acho que não deveria ter salário nenhum para quem está envolvido com isso aí."
Na sessão de julgamento, quatro vereadores se abstiveram: o presidente da Câmara, Eugênio Serpeloni (PSD), o presidente da Comissão Processante, Irineu de Paula (PSDB), a vereadora Maria do Carmo (PSDB) e o suplente Leandro Olímpio (PSC). Os votos foram suficientes para barrar a cassação de Francisconi.
Guilherme Marconi Reportagem Folha de Londrina.
Veja também
- Postado: 15/02/2019 às 10:12:23Atenção! Horário de verão termina neste fim de semanaTermina neste final de semana, à meia-noite de sábado (16) para domingo (17), o Horário Brasileiro de Verão, em vigor des...
- Postado: 15/02/2019 às 08:48:30Major Bunello assume o subcomando da 18° BPM em Cornélio ProcópioO Major Jeferson Agenor Busnello, que por anos 16 anos atuou como comandante 2ª Companhia da Polícia Militar de Bandeirantes (32 Km de ...
- Postado: 14/02/2019 às 16:41:18População reclama de cachorro que avança em motos no alto Cristo Segundo informações de populares, o cão foi abandonado no local pelo antigo proprietário e vem sendo alimentado pelos ...
- Postado: 14/02/2019 às 11:18:03Polícia Militar de Santa Mariana enquadra estelionatários dentro de Agência BancáriaNa tarde de quarta feira (13) a Polícia Militar foi acionada para dar atendimento a uma agência bancária na área central d...